Útero Artificial: A Máquina Biobag está desenvolvendo ovelhas com sucesso

Por Redação Wolfoxy - em Bizarro - 27 de abril de 2017

Nos Estados Unidos, mais especificamente no Hospital Infantil da Filadélfia, cientistas conseguiram desenvolver com sucesso um útero artificial, chamada Biobag. Eles estão criando oito ovelhas em uma bolsa preenchida por fluidos e tubos de sangue, e elas já possuem 4 semanas de idade.

Biobag - útero artificial

Biobag – útero artificial. (Foto: Reprodução)

Por enquanto tudo está ocorrendo com sucesso, segundo a equipe do Hospital. As ovelhas desenvolveram os pulmões e cérebro normalmente, abriram os olhos, aprenderam a engolir e os primeiros tufos de lã já nasceram. Segundo os resultados e estudo pré-clínicos, os pesquisadores obtiveram sucesso na simulação do ambiente do útero. Por enquanto, apenas ovelhas passaram pelo processo, porém, as funções da placenta também foram reproduzidas para o desenvolvimento dos órgãos. O líder da pesquisa e cirurgião fetal, doutor Alan Flake, disse:

É totalmente ficção científica pensar que você poderá pegar um embrião e colocá-lo diretamente em nossa máquina sem a mãe ser um elemento crítico.

Design do Sistema da Biobag

Design do Sistema da Biobag. (Foto: Reprodução)

O doutor afirma que a ideia de usar a Biobag em bebês humanos é para oferecer para os bebês que nascerem extremamente prematuros, um ambiente parecido com o útero. A máquina funciona como uma bolsa de plástico que envolve o feto, e possui uma solução com eletrólitos para simular o fluido amniótico, permitindo o feto circular sangue e trocar dióxido de carbono por oxigênio.