Cauê Moura acusa dois canais de ganhar dinheiro ilegalmente

Por Redação Wolfoxy - em Tecnologia - 20 de março de 2017

Cauê Moura alega, em seu canal, que o YouTube está sofrendo de canais trapaceiros. Em um vídeo, ele comenta sobre 2 canais que usam bot para aumentar o número de visualizações e retenção para ganhar mais dinheiro (práticas consideradas ilegais).

(Foto: Cauê Moura)

Bot

O bot é um software programado para imitar seres humanos na internet, como um robô no mundo físico. Na verdade, seu nome é justamente a abreviação de Robot (robô, em inglês). Mas no vídeo, o Cauê explica que, na verdade, são pessoas que estão sendo usadas!

O YouTuber explicou que os canais Café & Cinema (que foi excluído) e uJoãozinho do Vine estavam fazendo acordos com sites de anime para rodarem seus vídeos de maneira invisível juntos com os episódios. E isso resulta numa série de coisas injustas e desastrosas:

  1. O vídeo ganha views e retenção imerecidos
  2. O canal entre na lista “Em Alta” injustamente
  3. O YouTube perde credibilidade
  4. Se você assistir animes pelos dados móveis… adeus, internet.

Views e retenção

Um view é uma pessoa que clicou para assistir um vídeo, enquanto que retenção é por quanto tempo essa pessoa assistiu. Esses dois recursos são muito importantes, pois é com eles que o YouTube analisa se o canal está fazendo sucesso ou não.

Além de serem as responsáveis pelo dinheiro e posição no ranking de Em Alta que o canal vai receber. Com a trapaça, os donos irão ganhar dinheiro e mérito imerecidos.

Em Alta

Essa é a parte do home do site onde mostra os vídeos mais visualizados no momento. Com a trapaça, o canal se destaca injustamente enquanto pessoas que criam conteúdo bom de verdade não tem o destaque e a recompensa que merece.

Perda de Credibilidade

Para quem não sabe, o YouTube ganha dinheiro com anúncios. Que são empresas que confiam na plataforma e pagam milhões para terem seus produtos divulgados.

Uma vez que essas empresas descobrem que estão pagando por anúncios invisíveis, deixam de investir tanto. Fazendo com o que o YouTube perca dinheiro.

Adeus dados móveis

Aqueles que assistiram seus animes nos sites “da quadrilha”, ao dar play em um episódio, deram também (automaticamente) no vídeo de um dos dois canais. Então eles fizeram o download de dois vídeos ao mesmo tempo. Ou seja, mais internet sendo consumida.

Assista ao vídeo do Cauê Moura para entender melhor:

Tem cada aproveitador nesse mundo, não?