Duas chuvas de meteoros irão riscar os nossos céus ainda nesse ano!

Por Redação Wolfoxy - em Ciência - 30 de março de 2017

Para os astrônomos amadores (ou não) de plantão, temos uma ótima notícia! Duas chuvas de meteoros irão riscar os céus brasileiros ainda nesse ano. Os fenômenos, que acontecerão nos meses de junho e agosto, serão duas ótimas atrações para os observadores dos astros.

(Foto: Reprodução)

Chuvas de meteoros

Um meteoro é uma pequena partícula sólida que, ao entrar na atmosfera da Terra, se desfaz brilhando. É aquela “estrela cadente” que ao vermos, fazemos um pedido. Mas quando muitas dessas partículas cruzam o céu ao mesmo tempo, é chamado de chuva.

E esse evento está previsto para ocorrer duas vezes, ainda nesse ano, aqui no Brasil! Ambos foram identificados pela BRAMON (a rede brasileira de observação de meteoros).

meteoros

(Foto: BRAMON)

Ela deixa câmeras apontadas para um ponto no céu, filmando de noite. E, depois de 3 anos, Carlos  Di Pietro de São Paulo (SP), Marcelo Zurita de João Pessoa (PB) e Lauriston Trindade de Maranguape (CE) encontrou um grupo de meteoros da constelação de Grou que não estava catalogado. Ao estudar um pouco mais a situação, viram que também tinha outro na de Cinzel.

 

Os Celídeos de Agosto

O grupo que se localiza na constelação de Cinzel, os Celídeos de Agosto, irá “chover” no dia 5 de agosto, lá para as 3 horas da manhã, de acordo com a BRAMON.

(Foto: G1)

Épsilon Gruídeos

Na madrugada de 11 para 12 de junho, sem horário definido. Próximo à estrela Formalhaut.

(Foto: G1)

Agora você já pode anotar em seu calendário astronômico e esperar para observar!