Japoneses da JAMSTEC querem perfurar o manto da Terra em até 13 anos!

Por Redação Wolfoxy - em Ciência - 14 de abril de 2017

Os japoneses estão sempre nos surpreendendo. E, agora, eles lançaram mais uma de suas ideias geniais (que podem mudar o mundo)! Os cientistas da Agência de Ciência e Tecnologia Terrestre-Marítima (Jamstec) querem chegar ao manto terrestre em até 13 anos!

jamstec

(Foto: CNN)

JAMSTEC contra o manto

Caso você não saiba, o manto é a segunda camada da Terra, que fica logo abaixo da crosta. Ele varia entre menos de 30 a 2.900km abaixo da superfície. No entanto não sabemos sua composição.

Por isso, a JAMSTEC quer perfurá-lo. Os pesquisadores da agência dizem que isso os ajudará a descobrir mais sobre como nosso planeta foi formado e do que o manto é composto. O projeto está até sendo financiado pelo governo!

De acordo com Natsue Abe, que trabalha na JAMSTEC, tudo o que vimos foram alguns materiais do manto. Uma rocha muito bonita, verde-amarelado.

Será feita uma pesquisa perto do Havaí ainda neste ano, em setembro. Naquela área fica a parte da crosta mais perto do manto: 11km! Além disso, a temperatura do ambiente é de 150ºC. O que é baixo para a situação.

Depois disso, o navio Chikyu (construído só para esta missão) levará uma máquina de perfuração para o lugar para descer em linha reta. Lá, ela vai mergulhar por 4km, perfurar 6km de terra e chegar ao manto com mais 1km descendo.

(Foto: Chikyu)

De acordo Natsue, as escavações devem começar em 2020.

Fonte(s)