É verdade que o corpo muda após a perda da virgindade? Entenda mais!

Por Redação Wolfoxy - em Comportamento - 10 de abril de 2017

As dúvidas acerca das mudanças que ocorrem no corpo feminino após a primeira relação sexual são sempre assunto nas clínicas de ginecologia. A perda da virgindade é um tópico repleto de mitos verdades. Algumas delas até mesmo podem interferir na decisão da garota quando o assunto é primeira vez. Entenda melhor abaixo:

Fonte: Reprodução

Mas calma: Perder a virgindade realmente transforma o corpo?

A resposta é consideravelmente simples: Não.

Ginecologistas afirmam que o mito por detrás das mudanças visíveis na mulher após a primeira relação tem tudo a ver com a história. Antigamente, as mulheres que se relacionavam antes do casamento eram tidas como promíscuas. Até mesmo nos dias de hoje existem pessoas – conservadoras ou até mesmo desinformadas – que acreditam nisso. Dizer que dá pra saber pelo aumento dos quadris, seios ou de peso, é apenas uma forma de tentar reprimir a iniciação sexual das garotas antes do casamento.

Então…não muda em nada?

Na realidade, as mudanças no corpo das jovens ocorrem em decorrência de um hormônio: O estrogênio. Esse é um hormônio que tende a agir bastante na puberdade, e não após a primeira relação.

Na prática, a única coisa que muda é o rompimento do hímem, que é a fina membrana que protege a entrada da vagina. Algumas mulheres dizem que dói, sangra, e que até mesmo nem sentiram nada! Cada corpo é diferente.

A dúvida ocorre mais em garotas com medo ou vergonha de contarem pra mãe que já não são mais virgens, e que as mães consigam perceber através de alguma coisa diferente no corpo. Fonte: Reprodução

Contraceptivos e a dosagem hormonal:

Ao passarem em ginecologistas – o que é recomendado antes após a primeira relação – geralmente são recomendados os anti-concepcionais. Protegendo contra uma gravidez indesejada, as pílulas contém uma dosagem de hormônios que podem – ou não – acarretar em mudanças singelas no corpo. Aumento de peso e de seios são comuns. Usar camisinha também é muito importante, já que o anti-concepcional não previne a contração de DST’s. De qualquer forma, é sempre importante conversar com a sua mãe caso esteja pensando em perder a virgindade, pelo simples motivo de que ela poderá te aconselhar melhor sobre as precauções necessárias, conselhos, já que ela mesma já passou por isso antes.

Fonte(s)