O que acontece quando um raio atinge alguém?

Por Redação Wolfoxy - em Bizarro - 26 de abril de 2017

Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções. No local da queda de um raio, a corrente elétrica é muito forte: de 30 mil a 40 mil ampères, cerca de 1000 vezes maior que a do chuveiro. Se a pessoa estiver na água, é ainda mais intensa, uma vez que o meio líquido conduz melhor a eletricidade do que o ar.

Foto: (Reprodução)

A chance de sobreviver é praticamente zero porque ocorrem parada cardíaca e queimaduras sérias. E quanto mais perto, pior, viu? A corrente é menor à medida que se afasta do centro da queda do raio. A 1 metro de distância ela é duas vezes menor; a 2 metros, quatro vezes menor, e assim sucessivamente.

Além de provocar danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração, o raio literalmente torra a vítima. Mas esse tipo de acidente é raro. O mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio.

Objetos metálicos, nessas situações, só servem para esquentar e queimar ainda mais a pele. Para se proteger, o ideal é estar sempre calçado e buscar rapidamente abrigo em algum lugar fechado durante uma tempestade.