Você acha que sabe alguma coisa sobre tubarões? Conheça 5 fatos sobre ele

Por Redação Wolfoxy - em Ciência - 12 de março de 2017

Desde o surgimento dos filmes de tubarões, o homem vem temendo mais e mais essa criatura.Veja 5 afirmações sobre o animal e descubra quais são mitos e quais são realidade.

(Foto: Reprodução)

1 – Tubarões não pensam

Falso. Em alguns aquários e laboratórios, tubarões foram treinados para golpear objetos coloridos e formas com o objetivo de receber alimento. Também foram condicionados para subir à superfície e se apresentar sozinhos para realizar procedimentos veterinários. Estes condicionamentos demonstram que são capazes de aprender. (Fonte: Biogalera)

2 – Tuburão = cação

Verdadeiro. Tubarão e  cação são a mesma coisa, nome vulgar para quaisquer espécies, popularmente chamado de cação quando o homem come o animal. E quando o animal se alimenta do homem ou provoca um ataque, chama-se de tubarão. (Fonte: Ibimm)

3 – Os tubarões comem indiscriminadamente

Falso. A forma distinta das várias espécies de tubarões indica que possuem dietas muito especializadas. Alguns tubarões, como o tubarão-mako, possuem dentes pontiagudos e lisos para perfurar e capturar presas rápidas.

Outros, como o tubarão branco, possuem dentes serrilhados para arrancar e mastigar pedaços grandes de carne. Existem dentes com funções muito específicas, como os do tubarão-tigre, que são projetados para cortar através das carapaças das tartarugas marinhas, seu prato predileto.

Cada espécie possui uma dieta única, mas às vezes, podem confundir sua presa natural com alguma coisa diferente… como pneus de borracha e surfistas desavisados! (Fonte: Biogalera)

4 – A população de tubarões é estável e não está ameaçada

Falso. Como resultado da pesca excessiva e da captura equivocada (ou é o que dizem os pesqueiros) em redes e linhas dirigidas a outras espécies, os tubarões estão em rápido declínio. Cerca de 250 mil são mortos diariamente.

Algumas populações estão em franco declínio, como a do tubarão-martelo, que diminuiu cerca de 89% durante as últimas duas décadas. Como grandes predadores do oceano, os tubarões ajudam a limpar os mares, caçando peixes feridos ou doentes. Se sua proteção não for assegurada, a, as populações de tubarões continuarão diminuindo.

5 – Tubarões matam muitas pessoas

Falso. Um estudo diz que os tubarões matam 12 pessoas por ano. Como foi dito acima: Cerca de 250 mil são mortos diariamente. Uma pequena diferença não? Para que você tenha noção, as vacas matam cerca de 20 pessoas por ano só nos Estados Unidos.

(Foto: Reprodução)

Ou seja, seu medo de tubarões é infundado. Dirija-o para os nossos verdadeiros inimigos… Os hamburgers ambulantes!

E diga não à pesca e caça ilegal de tubarões!